sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Piolho

Quem não tem problemas com piolhos na escola, não é? Então aí vão várias ideias de atividades, mural, informativos, receitinha e tudo mais. Dá para ajudar bastante e montar um projetinho.

















Pequenos Animais e Jardim


Projetinho fofo! Não lembro de onde tirei, mas se aparecer a dona do projeto é só me escrever que ponho o devido crédito!

Pequenos Animais de Jardim

Objetivos de Conhecimentos:
• Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem;
• Perceber diferenças e semelhanças entre alguns animais que habitam o jardim.
Objetivos de procedimentos:
• Formular perguntas e suposições sobre o assunto de estudo;
• Buscar e coletar informações por meio da observação direta e indireta.
Objetivos de Atitudes:
• Organizar e registrar informações por meio de desenhos e pequenos textos;
• Comunicar, de modo oral, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

Atividades:
1º momento:
Roda de conversas – Tema – Bichinho de Jardim
1. Que tipo de animais podemos encontrar no jardim?
2. Há animais dentro do solo?
3. Há animais que visitam as flores?
4. Embaixo de pedras, em cascas de árvores velhas, há animais?
5. Há animais na água? E no ar?

2º momento:
Observação:
• Exploração de campo;
- jardim da escola;
- jardim da casa da criança.


3º momento:
- Confecção da lista de animais;
- Classificação produzida pela classe.

4º momento:
• Escolha do animal

5º momento:
- Divisão do campo de observação:
• Habitat;
• Hábitos;
• Anatomia;
• Fisiologia;
- Registros – elaborados pelo grupo;
- Desenhos.

*Sugestão: Filmes Vida de Inseto, Formiguinhaz

Flores

Vamos montar um lindo jardim? Garimpamos na net e tem créditos no final...



FLORES, CORES E AROMAS DO JARDIM

Eixo Temático: Cuidados e convívios
Faixa Etária: 4/5 anos de idade.
Objetivos: Proporcionar as crianças, desde a perspectiva lúdica, a vivência de situações-problema envolvendo noções elementares de grandeza, intensidade, velocidade,direção, situação, orientação e relação nas áreas da matemática, linguagem e ciências.
Elemento desencadeador: flores

Materiais:
- Mudas e/ou sementes de flores (são preferíveis as mudas, numa primeira experiência para dar à criança uma noção imediata dos arranjos e composições)
- Floreiras plásticas ou uma área de terra disponível na escola onde as crianças possam compor o jardim da turma
- Terra e composto orgânico; pás e espátulas para realizar o plantio; mangueira ou regador
- Máquina fotográfica e filmadora
Vivência
Após uma sessão de curiosidades sobre plantas com destaque às flores – suas cores e perfumes – propor às crianças a criação de um jardim para embelezar e contribuir com mais vida à escola e/ou a própria sala de aula durante o ano. Ouvir e registrar as idéias, opiniões e sugestões das crianças e em seguida combinar com elas e com seus familiares uma visita a uma floricultura, com dia e hora marcada, para conhecer as flores e comprar algumas mudas para compor o futuro jardim. Não esquecer a terra, o adubo e os vasos, se necessários. No dia da floricultura e no retorno desta, retomar com as crianças os passos para montar o jardim e a responsabilidade de cada grupo em cada etapa da confecção.
Duração: aproximadamente 60 min. Situação-problema: Identificar, selecionar e compor arranjos com flores em vasos e jardins levando em conta características como: cor, formato, tamanho, textura etc.
Fundamentação
Durante a evolução da aprendizagem, a criança reelabora a seu modo o que lhe é transmitido e extrai de suas experiências aquilo que seu nível de entendimento possibilita. Mas a evolução das suas conquistas é de fato, um ato de criação. Seber, 1995, p. 31

Vivência
Quando a criança reencontra ou conserva o dinamismo de sua pessoa, de seu ser, quando assume realmente a autonomia de seu desejo, torna-se surpreendentemente disponível. Ela integra rapidamente uma grande quantidade de conhecimentos sob condição de que se forneça alimentos ao seu desejo de conhecer e de fazer, sob condição, sobretudo, de que não a encerremos na estreita obrigação de um saber relacionado, atomizado, uniformizado e cronologicamente programado. Lapierre & Aucouturier, 1986,p.85.

Observação
A relação adulto-criança é importante no sentido de possibilitar o reconhecimento de sentimentos, de facilitar a expressão, ajudando a colocar o sentimento em palavras, a garantir o conhecimento das vivências infantis, a visualizar situações para compreender e torná-las tangíveis na busca de ações. Badia Martin, 2005.

Atenção
Quanto menor for a criança maior será o espaço que ela irá ocupar para se deslocar, brincar, desenhar, pintar, rabiscar etc., assim como a dimensão dos materiais e objetos que lhe serão oferecidos. Materiais e objetos também devem estar na altura dos olhos da criança e de fácil acesso. Coelho, 2005.

Outros encaminhamentos
Após a vivência com a jardinagem (visita a floricultura, contato com a terra,composição e plantio dos arranjos), sugerir às crianças:
- Reproduzirem de próprio punho cada uma das variedades de flores adquiridas para a confecção do jardim. Nesta atividade poder-se-á aplicar técnicas de desenho, pintura e bricolagem conforme a proposta de arte-educação adotada para a turma em questão.

- No dia seguinte, durante a rodinha, explorar junto às crianças questões pertinentes à Oficina alavancando conteúdos e temas diretamente relacionados a vivências desencadeadas antes, durante e depois. Mas atenção, recomenda-se que a exploração se faça somente quando o assunto for trazido à tona pelas próprias crianças.

- Se, em algum momento, antes ou durante a vivência ocorrer a confecção de projetos e/ou maquetes do jardim, promover, com a participação direta e efetiva das crianças, uma exposição pública com todos os registros gráficos, plásticos, foto e filmográficos das atividades.
- Sempre contar com a palavra e as percepções das crianças buscando o estabelecimento e a manutenção conjunta de combinações em torno das situações de aprendizagem.

- Em momento oportuno(*), conversar com as crianças sobre os contrastes que incidem sobre os objetos e no contato com os mesmos, bem como sobre suas percepções, formulações e conclusões acerca das substâncias que compõem seus corpos e os corpos dos objetos. (*) Aproveitar ao máximo as oportunidades naturais que propiciam a exploração de idéias, regularidades e conceitos evitando, portanto, a sua artificialização.

* Sugestão de Deborah Melissa

Higiene e Saúde

Atividades e mini cartazes para ajudar com a higiene.









Dengue


Desenhos que ajudam muito para trabalhar a questão da dengue.













Cores e Formas

Projetos variados garimpados na net para compartilhar com quem precisar.




TRABALHANDO CORES E FORMAS

1) Tema: Brincando com Cores e Formas
2) Objeto Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vive.
3) Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
4) Perfil do grupo
Crianças a partir de um  ano de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e interpretar.
- Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.

- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
6) Janelas:
• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
7) Etapas
- Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo, círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança, etc.).
- Realizar experiência com anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris (Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache de cores variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Fazer uma salada de frutas junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com buchinha.
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com areia e guache misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com furador.
- Organizar um aquário na sala com um peixinho (pode ser desenhado em mural ou blocão);
- Escolher um nome para o peixinho;
- Explicar as crianças quais os cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com colagem de papel celofane. 
- Ouvir a música "Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros. Registro (desenho com interferência).
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada. Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na quadra: usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha) colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então, propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
- Trabalho de registro montando mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no triângulo amarelo...




Moldes

Garimpamos na net moldes diversos para ocasiões variadas.


Porta treco Pinguim - Bom para Dia das Crianças
Molde


Pote boneca
Molde


Porta recados ratinho

Molde

Porta-trecos girafa

Molde


Aviso de porta para Dia dos Pais

Molde


Plaquinha Joaninha

Molde


Chaveiros para o Papai
Molde


Risque rabisque para a Mamãe
Molde



 
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