Quem não tem problemas com piolhos na escola, não é? Então aí vão várias ideias de atividades, mural, informativos, receitinha e tudo mais. Dá para ajudar bastante e montar um projetinho.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Pequenos Animais e Jardim
Projetinho fofo! Não lembro de onde tirei, mas se aparecer a dona do projeto é só me escrever que ponho o devido crédito!
Pequenos Animais de
Jardim
Objetivos de Conhecimentos:
• Estabelecer relações entre
características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que
vivem;
• Perceber diferenças e
semelhanças entre alguns animais que habitam o jardim.
Objetivos de procedimentos:
• Formular perguntas e suposições
sobre o assunto de estudo;
• Buscar e coletar informações
por meio da observação direta e indireta.
Objetivos de Atitudes:
• Organizar e registrar
informações por meio de desenhos e pequenos textos;
• Comunicar, de modo oral, dados
e conclusões, respeitando as diferentes opiniões;
• Valorizar o trabalho em grupo,
sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do
conhecimento.
Atividades:
1º momento:
Roda de conversas – Tema – Bichinho
de Jardim
1. Que tipo de animais podemos
encontrar no jardim?
2. Há animais dentro do solo?
3. Há animais que visitam as
flores?
4. Embaixo de pedras, em cascas
de árvores velhas, há animais?
5. Há animais na água? E no ar?
2º momento:
Observação:
• Exploração de campo;
- jardim da escola;
- jardim da casa da criança.
3º momento:
- Confecção da lista de animais;
- Classificação produzida pela
classe.
4º momento:
• Escolha do animal
5º momento:
- Divisão do campo de observação:
• Habitat;
• Hábitos;
• Anatomia;
• Fisiologia;
- Registros – elaborados pelo
grupo;
- Desenhos.
*Sugestão: Filmes Vida de Inseto,
Formiguinhaz
Flores
Vamos montar um lindo jardim? Garimpamos na net e tem créditos no final...
FLORES, CORES E AROMAS
DO JARDIM
Eixo Temático: Cuidados e convívios
Faixa Etária: 4/5 anos de idade.
Objetivos: Proporcionar as crianças, desde a
perspectiva lúdica, a vivência de situações-problema envolvendo noções
elementares de grandeza, intensidade, velocidade,direção, situação, orientação
e relação nas áreas da matemática, linguagem e ciências.
Elemento desencadeador: flores
Materiais:
- Mudas e/ou sementes de flores (são preferíveis as mudas,
numa primeira experiência para dar à criança uma noção imediata dos arranjos e
composições)
- Floreiras plásticas ou uma área de terra disponível na
escola onde as crianças possam compor o jardim da turma
- Terra e composto orgânico; pás e espátulas para realizar o
plantio; mangueira ou regador
- Máquina fotográfica e filmadora
Vivência
Após uma sessão de curiosidades sobre plantas com destaque às
flores – suas cores e perfumes – propor às crianças a criação de um jardim para
embelezar e contribuir com mais vida à escola e/ou a própria sala de aula
durante o ano. Ouvir e registrar as idéias, opiniões e sugestões das crianças e
em seguida combinar com elas e com seus familiares uma visita a uma
floricultura, com dia e hora marcada, para conhecer as flores e comprar algumas
mudas para compor o futuro jardim. Não esquecer a terra, o adubo e os vasos, se
necessários. No dia da floricultura e no retorno desta, retomar com as crianças
os passos para montar o jardim e a responsabilidade de cada grupo em cada etapa
da confecção.
Duração: aproximadamente 60 min. Situação-problema:
Identificar, selecionar e compor arranjos com flores em vasos e jardins levando
em conta características como: cor, formato, tamanho, textura etc.
Fundamentação
Durante a evolução da aprendizagem, a criança reelabora a seu
modo o que lhe é transmitido e extrai de suas experiências aquilo que seu nível
de entendimento possibilita. Mas a evolução das suas conquistas é de fato, um
ato de criação. Seber, 1995, p. 31
Vivência
Quando a criança reencontra ou conserva o dinamismo de sua
pessoa, de seu ser, quando assume realmente a autonomia de seu desejo, torna-se
surpreendentemente disponível. Ela integra rapidamente uma grande quantidade de
conhecimentos sob condição de que se forneça alimentos ao seu desejo de
conhecer e de fazer, sob condição, sobretudo, de que não a encerremos na
estreita obrigação de um saber relacionado, atomizado, uniformizado e
cronologicamente programado. Lapierre & Aucouturier, 1986,p.85.
Observação
A relação adulto-criança é importante no sentido de
possibilitar o reconhecimento de sentimentos, de facilitar a expressão,
ajudando a colocar o sentimento em palavras, a garantir o conhecimento das
vivências infantis, a visualizar situações para compreender e torná-las
tangíveis na busca de ações. Badia Martin, 2005.
Atenção
Quanto menor for a criança maior será o espaço que ela irá
ocupar para se deslocar, brincar, desenhar, pintar, rabiscar etc., assim como a
dimensão dos materiais e objetos que lhe serão oferecidos. Materiais e objetos
também devem estar na altura dos olhos da criança e de fácil acesso. Coelho,
2005.
Outros encaminhamentos
Após a vivência com a jardinagem (visita a floricultura,
contato com a terra,composição e plantio dos arranjos), sugerir às crianças:
- Reproduzirem de próprio punho cada uma das variedades de
flores adquiridas para a confecção do jardim. Nesta atividade poder-se-á
aplicar técnicas de desenho, pintura e bricolagem conforme a proposta de
arte-educação adotada para a turma em questão.
- No dia seguinte, durante a rodinha, explorar junto às
crianças questões pertinentes à Oficina alavancando conteúdos e temas
diretamente relacionados a vivências desencadeadas antes, durante e depois. Mas
atenção, recomenda-se que a exploração se faça somente quando o assunto for
trazido à tona pelas próprias crianças.
- Se, em algum momento, antes ou durante a vivência ocorrer a
confecção de projetos e/ou maquetes do jardim, promover, com a participação
direta e efetiva das crianças, uma exposição pública com todos os registros
gráficos, plásticos, foto e filmográficos das atividades.
- Sempre contar com a palavra e as percepções das crianças
buscando o estabelecimento e a manutenção conjunta de combinações em torno das
situações de aprendizagem.
- Em momento oportuno(*), conversar com as crianças sobre os
contrastes que incidem sobre os objetos e no contato com os mesmos, bem como
sobre suas percepções, formulações e conclusões acerca das substâncias que
compõem seus corpos e os corpos dos objetos. (*) Aproveitar ao máximo as
oportunidades naturais que propiciam a exploração de idéias, regularidades e
conceitos evitando, portanto, a sua artificialização.
* Sugestão de Deborah Melissa
Higiene e Saúde
Cores e Formas
Projetos variados garimpados na net para compartilhar com quem precisar.
TRABALHANDO CORES E FORMAS
1) Tema: Brincando com Cores
e Formas
2) Objeto Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que
vive.
3) Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização,
exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das
cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
4) Perfil do grupo
Crianças a partir de um
ano de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de
desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e
interpretar.
- Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas
possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do
desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.
- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e
natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
6) Janelas:
• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
7)
Etapas
- Organizar as crianças em
rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as
cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo,
círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas,
observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor
preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança,
etc.).
- Realizar experiência com
anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que
observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e
valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes
perguntas para despertar sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos?
Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris
(Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache de cores
variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhear revistas e observar o
que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras
escolhidas pelas crianças;
- Fazer uma salada de frutas
junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de
recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem
as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha:
pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um
céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar
um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel
crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem
as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco
íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores
do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com
as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com
buchinha.
- Conversar com as crianças sobre
as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com
areia e guache misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com
furador.
- Organizar um aquário na sala
com um peixinho (pode ser desenhado em mural ou blocão);
- Escolher um nome para o
peixinho;
- Explicar as crianças quais os
cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com
colagem de papel celofane.
- Ouvir a música
"Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da
Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as
Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros.
Registro (desenho com interferência).
- Espalhar formas geométricas
coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a
dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir
dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas
geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também
um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro
cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um
pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o
pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas
geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada.
Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica
quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu
próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica
triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o
triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica
retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte
retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e
enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de
azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira
brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos
de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e
vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa
folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na quadra:
usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha)
colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com
todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o
lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então,
propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
- Trabalho de registro montando
mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado
vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro
do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no
triângulo amarelo...
Moldes
Garimpamos na net moldes diversos para ocasiões variadas.
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Porta treco Pinguim - Bom para Dia das Crianças |
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Molde |
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Pote boneca |
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Molde |
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Porta recados ratinho |
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Molde |
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Porta-trecos girafa |
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Molde |
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Aviso de porta para Dia dos Pais |
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Molde |
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Plaquinha Joaninha |
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Molde |
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Chaveiros para o Papai |
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Molde |
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Risque rabisque para a Mamãe |
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Molde |
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