49 IDÉIAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO
- Use jogos educativos nas suas aulas.
- Desenvolva atividades lúdicas com seus alunos.
- Procure introduzir cada novo conteúdo de forma diferente.
- Mude a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula.
- Faça os alunos participarem das aulas.
- Troque de ambiente e dê aula no pátio da escola, por
exemplo.
- Explore cartazes, vídeos, filmes.
- Traga jornais e revistas para a sala de aula.
- Aproveite todo o ambiente escolar.
- Crie aulas diferentes e divertidas.
- Elabore situações problemas para os seus alunos
resolverem.
- Busque auxílio nos meios de comunicação.
- Troque experiências com os colegas.
- Valorize as opiniões de seus alunos.
- Peça sugestões aos seus alunos quando for preparar suas
aulas.
- Faça trabalhos em pequenos grupos ou grupos sucessivos.
- Solicite uma avaliação das suas aulas aos seus alunos.
- Incentive e estimule a aprendizagem dos seus alunos.
- Deixe transparecer que você acredita e valoriza o seu
trabalho.
(Artigo de Maria Luiza Kraemer)
Jogos e
atividades - ALFABETIZAÇÃO
Analise cada jogo abaixo e aplique aos alunos de forma a
ajudarem a refletirem sobre a escrita e leitura.
1- Jogo
dos 7 erros :
A profª elabora uma lista de palavras e, em
7 delas, substitui uma letra por outra que não faça parte da palavra. A criança
deve localizar essas 7 substituição.
2- Jogo
dos 7 erros :
A
profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, inverte a ordem de 2
letras (ex: cachorro – cachroro). A criança deve achar esses 7 erros.
3- Jogo
dos 7 erros :
A
profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, omite uma letra. O
aluno deve localizar os 7 erros.
4- Jogo
dos 7 erros :
A
profª elabora uma lista de palavras e, em 7 delas, acrescenta 1 letra
que não existe. A criança deve localizar quais são elas.
5- Jogo dos 7 erros :
A
profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e substitui 7
palavras por outras, que não façam parte do texto. O aluno deve achar quais são
elas.
6- Jogo
dos 7 erros :
A
profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e omite 7
palavras. O aluno deve descobrir quais são elas.
7- Jogo
dos 7 erros :
A
profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e inverte a
ordem de 7 palavras. O aluno deve localizar essas inversões.
8- Jogo
dos 7 erros:
A
profª escreve um texto conhecido (musica, parlenda, etc.) e acrescenta 7
palavras que não façam parte dele. A criança deve localizar quais são elas.
9- Caça
palavras:
A
profª monta o quadro e dá só uma pista: "Ache 5 nomes de
animais" por exemplo.
10- Caça palavras : a profª monta o quadro e escreve, ao
lado, as palavras que o aluno deve achar.
11- Caça palavras no texto: a profª dá um texto ao aluno e
destaca palavras a serem encontradas por ele, dentro do texto.
12- Jogo da memória : o par deve ser composto pela escrita
da mesma palavra nas duas peças, sendo uma em letra bastão, e a outra, cursiva.
13- Jogo da memória: o par deve ser idêntico e, em ambas as
peças, deve haver a figura acompanhada do nome.
14- Jogo da memória: o par deve ser composto por uma peça
contendo a figura, e a outra, o seu nome.
15- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para
ajudá-las, faz uma tabela com todas as palavras da cruzadinha em ordem
aleatória. Assim, a criança consulta a tabela e "descobre" quais são
os nomes pelo número de letras, letra inicial, final, etc.
16- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para a criança pôr o nome. Mas, para
ajudá-las, faz um quadro com todos os desenhos e seus respectivos nomes, para
que a criança só precise copiá-los, letra a letra.
17- Cruzadinha: A profª monta a cruzadinha
convencionalmente, colocando os desenhos para a criança escreva seus nomes.
18- Bingo de letras : as cartelas devem conter letras
variadas. Algumas podem conter só letras do tipo bastão; as outras, somente
cursivas; e outras, letras dos dois tipos, misturadas.
19- Bingo de palavras: as cartelas devem conter palavras
variadas. Algumas podem conter só palavras do tipo bastão; as outras, somente
cursivas; e outras, letras dos dois tipos.
20- Bingo: a profª deve eleger uma palavra iniciada por cada
letra do alfabeto e distribuí-las, aleatoriamente, entre as cartelas. (+/- 6
palavras por cartela). A profª sorteia a letra e o aluno assinala a palavra
sorteada por ela.
21- Bingo : as cartelas devem conter letras variadas. A
profª dita palavras e a criança deve procurar, em sua cartela, a inicial da
palavra ditada.
22- Quebra cabeça de rótulos : a profª monta quebra cabeças
de rótulos e logomarcas conhecidas e, na hora de montar, estimula a criança a
pensar sobre a "ordem das letras"
23- Dominó de palavras: em cada parte da peça deve estar uma
palavra, com a respectiva ilustração.
24- Ache o estranho: a profª recorta, de revistas, rótulos,
logomarcas, embalagens, etc. Agrupa-os por categoria, deixando sempre um
"estranho" (ex: 3 alimentos e um produto de limpeza; 4 coisas geladas
e 1 quente; 3 marcas começadas por "A" e uma por "J"; 4
marcas com 3 letras e 1 com 10, etc.) Cola cada grupo em uma folha, e pede ao
aluno para achar o estranho.
25- Procure seu irmão : os pares devem ser um rótulo ou
logomarca conhecidos e, seu respectivo nome, em letra bastão.
26- "Procure seu irmão": os pares devem ser uma
figura e sua respectiva inicial.
27- Jogo do alfabeto: Utilize um alfabeto móvel (1 consoante
para cada 3 vogais).
Divida a classe em grupo e entregue um jogo de alfabeto para
cada um.
Vá dando as tarefas, uma a uma:
- levantar a letra ___
- organizar em ordem alfabética
- o professor fala uma letra e os alunos falam uma palavra que inicie com ela.
- formar frases com a palavra escolhida
- formar palavras com o alfabeto móvel
- contar as letras de cada palavra
- separar as palavras em sílabas
- montar histórias com as palavras formadas
- montar o nome dos colegas da sala
- montar os nomes dos componentes do grupo
28- Pares de Palavras
Objetivo: utilizar palavras do dicionário
Destreza predominante: expressão oral
Desenvolvimento: O professor escolhe algumas palavras e as
escreve na lousa dentro de círculos (1 para cada palavra). Dividir a classe em
duplas. Cada dupla, uma por vez, dirigir-se-á até a lousa e escolherá um par de
palavras formando uma frase com elas. A classe analisará a frase e se acharem
que é coerente a dupla ganha 1 ponto e as palavras são apagadas da lousa. O
jogo termina quando todas as palavras forem apagadas.
29- Formando palavras
Número de jogadores: 4 por grupo.
Material: 50 cartões diferentes com desenhos e palavras (frente e verso)
Um kit de alfabeto móvel por grupo (com pelo menos oito
cópias de cada letra do alfabeto)
Desenvolvimento: Embaralhe os cartões e entregue dez deles
para cada grupo;
Marque o tempo – 20 minutos – para formarem a palavra com o
alfabeto móvel no verso de cada desenho. Ganha o jogo o grupo que primeiro
preencher todos os cartões.
Variações:
Classificar (formar conjuntos) de acordo:
- com o desenho da frente dos cartões;
- com o número de letras das palavras constantes dos cartões;
- com o número de sílabas das palavras dos cartões;
- com a letra inicial;
Profª Lourdes Eustáquio Pinto Ribeiro
30- Treino de rimas
Várias cartas com figuras de objetos que rimam de três
formas diferentes são colocadas diante das crianças. Por exemplo, pode haver
três terminações: /ão/, /ta/, /ço/. Cada criança deve então retirar uma carta,
dizer o nome da figura e colocá-la numa pilha com outras figuras que tenham a
mesma rima. O teste serve para mostrar as palavras que terminam com o mesmo
som. Ao separá-las de acordo com o seu final, juntam-se as figuras em três
pilhas com palavras de terminações diferentes.
31- Treino de aliterações
Em uma folha com figuras, a criança deve colorir as que
comecem com a mesma sílaba de um desenho-modelo (por exemplo, desenho-modelo:
casa; desenhos com a mesma sílaba inicial: caminhão, cama, caracol; desenhos
com sílabas iniciais diferentes: xícara, galinha, tartaruga). A mesma atividade
pode ser depois repetida enfatizando-se a sílaba final das palavras (por
exemplo, desenho-modelo: coração; desenhos com o mesmo final: televisão, leão,
balão, mão; desenhos com finais diferentes: dado, uva, fogo).
32- Treino de consciência de palavras
Frases com palavras esquisitas, que não existem de verdade,
são ditadas para a criança, que deve corrigir a frase. Substitui-se a
pseudopalavra por uma palavra correta. Por exemplo, troca-se "Eu tenho
cinco fitos em cada mão" por "Eu tenho cinco dedos em cada mão".
Nesse jogo, palavras irreais são trocadas por palavras que existem de verdade,
deixando a frase com sentido. Mostra-se que, ao criar frases com palavras que
não existem, essas não têm significado.
33- Batucando
A professora fala uma palavra e o aluno "batuca"
na mesa de acordo com o número de silabas.
34- Adivinha qual palavra é: A professora fala uma palavra
(BATATA) e os alunos repetem omitindo a sílaba inicial (TATA) ou a final (BATA)
35- Lá vai a barquinha carregadinha de ...
A professora fala uma sílaba e as crianças escolhem as
palavras.
36- Adivinhando a palavra
O professor fala uma palavra omitindo a silaba final e os
alunos devem adivinhar a palavra. (ou a inicial)
37- Quantas sílabas? A professora fala uma palavra e a
criança risca no papel de acordo com o número de sílabas (ou faz bolinhas)
38- Descoberta de palavras com o mesmo sentido
Ajude o aluno a perceber que o mesmo significado pode ser
representado por mais de uma palavra. Isso é fácil de constatar pela comparação
de frases como as que se seguem:
* O médico trata dos doentes
* O doutor trata dos doentes
Forneça, em frases, exemplos do emprego de sinônimos de uso
comum como:
* Bonita, bela;
* Malvado, mau;
* Rapaz; moço
* Bebê; neném;
* Saboroso; gostoso
39- Descoberta de palavras com mais de um significado
Com essa atividade, os alunos perceberão que palavras iguais
podem ter significados diferentes. Ajude-os a formar frases com as palavras:
manga, botão, canela, chato; corredor; pena, peça; etc
40- Respondendo a perguntas engraçadas
Faça-as pensar sobre a existência de homônimos através de
brincadeiras ou adivinhações:
* a asa do bule tem penas?
* O pé da mesa usa meia?
* A casa do botão tem telhado?
41- Escrita com música:
1) dividir os alunos em equipes de 4
elementos;
2) distribuir, entre as equipes, uma folha de papel;
3) apresentar
às equipes uma música previamente selecionada pelo professor;
4) pedir que o
aluno 1 de cada uma das equipes registre, na folha, ao sinal dado pelo
professor, suas idéias, sentimentos, emoções apreendidas ao ouvir a música;
5)
solicitar-lhe que, findo o seu tempo, passe a folha ao aluno 2, que deverá
continuar a tarefa. E assim sucessivamente, até retornar ao aluno 1, que deverá
ler o produto final de todo o trabalho para toda a classe.
Observação: a folha de papel deverá circular no sentido
horário.
42- Conversa por escrito:
1) dividir a classe em duplas;
2)
entregar a cada uma das duplas uma folha de papel;
3) pedir às duplas que
iniciem uma conversa entre seus elementos (ou pares), mas por escrito.
Observações:
1) a dupla poderá conversar sobre o que quiser,
mas deverá registrar a conversa na folha recebida;
2) a dupla não precisará ler
sua conversa à classe; apenas o fará, se estiver disposta a tanto.
Objetivo específico dessa atividade: ensejar a reflexão
sobre as diferenças entre a linguagem oral e a escrita.
43- Interpretando por escrito:
1) dividir os alunos em
equipes de 4 elementos cada uma;
2) numerá-los de 1 a 4;
3) distribuir, entre
as mesmas, pequenas gravuras (se possível de pinturas abstratas);
4) solicitar
que cada uma das equipes registre, por escrito, o que entendeu sobre os quadros
propostos;
5) ler as interpretações obtidas.
44- Brincando com as cores:
1) dividir a classe em equipes
de 4 elementos;
2) numerar os participantes de cada uma;
3) distribuir, entre
elas, as cores: atribuir uma cor (vermelho, verde, amarelo, azul, etc.) a cada
uma das equipes ou grupos;
4) pedir que cada um dos elementos de cada uma das
equipes registre, numa folha de papel que circulará entre os participantes,
suas impressões a respeito da cor recebida;
5) solicitar das equipes a leitura
das impressões registradas.
Observações: a mesma atividade poderá ser realizada, mas sem
a entrega de cores às equipes. Neste caso, cada um dos grupos deverá produzir
um pequeno texto sobre uma cor, sem nomeá-la, mas procurando "dar
pistas" a respeito da mesma, a fim de que os colegas possam descobri-la.
Algumas equipes poderão ler seus textos e, se a cor não for descoberta, o
professor poderá organizar uma discussão sobre esse fato, apontando, alguns
fatores que talvez tenham dificultado a não identificação. Outra atividade com
cores poderá ser a dramatização por meio de gestos, ou mímica, de uma cor
escolhida pela(s) equipe(s).
45- Compondo um belo texto-poema:
1) dividir os alunos em
equipes ou grupos;
2) indicar a cada uma três substantivos - chave do poema:
mar, onda, coqueiro;
3) marcar, no relógio, 10 (dez) minutos para a composição
dos poemas;
4) expor, no mural de classe, os textos produzidos pelas equipes.
46- Cinema imaginário:
1) dividir a sala em equipes ou
grupos;
2) apresentar às equipes três ou quatro trechos (curtos) de trilhas
sonoras de filmes;
3) solicitar que os alunos imaginem cenas cinematográficas
referente às trilhas ouvidas;
4) interrogar os alunos sobre o que há de
semelhante e o que há de diferente nas cenas imaginadas por eles.
A partir das respostas a essas perguntas, o professor
discutirá, com os alunos, o papel do conhecimento prévio e o das experiências
pessoais e culturais que compartilhamos, para que possamos compreender textos
(verbais, não-verbais, musicados, ...)
47- Criação de um país imaginário:
1) dividir os alunos em
equipes ou grupos;
2) pedir-lhes que produzam um texto, com ou sem ilustração,
descrevendo um país imaginário, de criação da equipe;
3) solicitar que cada uma
dessas leia para as demais o texto produzido por ela;
4) afixar, no mural da
sala, os textos produzidos pelas equipes.
48) " Se eu fosse ...": 1) dividir a classe em equipes
ou grupos; 2) pedir que cada uma complete as lacunas ou pontilhado com o nome
de um objeto, animal, planta, personagem ou personalidade humana que gostaria
de ser; 3) solicitar que escrevam e/ou desenhem a respeito do que gostariam de
ser;
4) pedir que exponham suas produções aos colegas;
5) sugerir que as
coloquem no mural ou varal de classe.
49- Homem e natureza ou homem x ecologia:
1) dividir a
classe em equipes ou grupos;
2) pedir que ouçam as canções
"Sobradinho" – Sá e Guarabira ( disco 10 anos juntos, BME – RCA, CD
ou DVD) e "Passaredo" – Francis Hime e Chico Buarque ("Meus
caros amigos" – Philips);
3) explicar aos alunos o seguinte: a canção
"Sobradinho" trata do rio São Francisco, que nasce na região Sudeste e
deságua na região Nordeste do país, e das conseqüências do represamento dessas
águas para a população que vivia nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo
Sé, Pilão Arcado... com a construção de uma barragem no salto do Sobradinho. A
canção "Passaredo", por sua vez, focaliza a destruição da fauna e o
desequilíbrio do ecossistema, provocados pelo homem;
4) solicitar às equipes
que comentem, escrevam e/ou desenhem sobre o que compreenderam a respeito de
cada uma das canções ouvidas por eles.
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