TRABALHANDO CORES E FORMAS
1) Tema: Brincando com Cores
e Formas
2) Objeto Detonador:
Este projeto tem o objetivo de fazer com que a criança
conheça as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que
vive.
3) Justificativa
Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualização,
exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das
cores e formas, possibilitando a criança identificá-las.
4) Perfil do grupo
Crianças a partir de um
ano de idade, participativas e curiosas em contínuo processo de
desenvolvimento e descobrimento do seu mundo.
5) Objetivos
- Conceituais:
• Identificar cores e formas.
• Nomear cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Desenvolver percepções visuais, auditivas e táteis.
• Reconhecer a existência de diferentes formas, (ler) e
interpretar.
- Procedimentais:
• Conhecer e nomear cores e formas.
• Aprender a usar as cores.
• Reproduzir cores e formas.
• Ampliar vocabulário.
• Reconhecer existência de formas e cores do mundo.
• Utilizar diversos materiais plásticos para ampliar suas
possibilidades de expressão.
• Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do
desenho, da pintura, da colagem e da construção.
• Ampliar o conhecimento do mundo.
• Desenhar a partir do que foi observado.
- Atitudinais:
• Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e
natural.
• Identificar, valorizar e reconhecer as cores e formas.
• Deleitar-se no momento de desenhar.
• Apreciar as artes visuais.
• Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
6) Janelas:
• Linguagem oral e escrita.
• Artes visuais.
• Natureza e sociedade.
• Matemática.
• Movimento.
• Música.
7)
Etapas
- Organizar as crianças em
rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as
cores primárias e algumas secundárias e sobre as formas (quadrado, retângulo,
círculo e triângulo).
- Mostrar fotos coloridas,
observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor
preferida de cada um, trabalhando com o lúdico (a cor da roupa da criança,
etc.).
- Realizar experiência com
anilina nas cores primárias com água em recipiente transparente para que
observem o resultado.
- Apresentar os Blocos Lógicos e
valorizar suas cores primárias. Permitir que manuseiem. Propor as seguintes
perguntas para despertar sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos?
Quais são essas figuras geométricas? Quais suas cores?, Etc.
- Ouvir a música arco íris
(Xuxa), acompanhando o ritmo com o material da bandinha;
- Registrar com guache de cores
variadas o que mais chamou atenção da criança na música;
- Folhear revistas e observar o
que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras
escolhidas pelas crianças;
- Fazer uma salada de frutas
junto com as crianças e usar as cores trabalhadas. Registrar com colagem de
recorte de frutas de revista.
- Levar as crianças a observarem
as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha:
pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um
céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar
um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel
crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem
as cores de tinta a seu critério e observar as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco
íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Brincar com massinha nas cores
do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com
as crianças. Registrar o arco íris usando mistura de cores de tinta guache com
buchinha.
- Conversar com as crianças sobre
as cores da natureza e seres vivos (peixes, mar e conchinhas). Registro com
areia e guache misturados, colagem de conchinhas e de peixinhos feitos com
furador.
- Organizar um aquário na sala
com um peixinho (pode ser desenhado em mural ou blocão);
- Escolher um nome para o
peixinho;
- Explicar as crianças quais os
cuidados que devemos ter com o peixinho e como proceder;
- Fazer registro de um peixe com
colagem de papel celofane.
- Ouvir a música
"Aquarela". Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Explorar os livros da Turma da
Mônica chamados: Turma da Mônica e as Formas Geométricas e Turma da Mônica e as
Cores. Contar a história e permitir que as crianças manuseiem os livros.
Registro (desenho com interferência).
- Espalhar formas geométricas
coloridas pela sala de aula e pedir que as crianças as encontrem. Incentivar a
dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir
dela façam um desenho;
- Fazer uma casinha com formas
geométricas, e pedir que montem, identificando qual é cada forma. Fazer também
um prédio e comparar as formas geométricas usadas;
- Brincar de jogo dos quatro
cantos: desenhar um grande quadrado no chão, e cada um fica num canto, e tem um
pego. Quando a professora fala trocou, os colegas tem que trocar de lugar e o
pego tem que tentar entrar em um dos cantinhos.
- Esconder em sala algumas formas
geométricas. Mostrar uma forma e a turma deve encontrar a mesma forma mostrada.
Colocar formas geométricas nas crianças e pedi-los para achar as mesmas formas;
- Registro da figura geométrica
quadrado: pintar com guache o quadrado apresentado e ao lado desenhar seu
próprio quadrado na cor desejada.
- Registro da figura geométrica
triângulo: utilizar um sorvete na casquinha e pedir que coloram apenas o
triângulo com giz de cera.
- Registro da figura geométrica
retângulo: a partir do desenho de um caminhão, pedir que coloram apenas a parte
retangular.
- Brincar de bolinhas de sabão e
enfatizar o formato. Registrar círculos coloridos;
- Trabalho de registro: pintar de
azul todos os quadrados. A outra forma pinte como quiser.
- Trabalhar a bandeira
brasileira. Fazer o contorno da bandeira brasileira. Cortar vários pedacinhos
de papel verde em formato de retângulo, vários amarelos em formato de losango e
vários azuis em formato de círculo. Montar um mosaico da bandeira.
- Colar círculo amarelo numa
folha e pedi-los para desenhar um sol.
- Realizar brincadeira na quadra:
usar um grande lençol e várias bolinhas coloridas (da piscina de bolinha)
colocando todas as bolas em cima do lençol e fazendo um grande quadrado com
todos os alunos segurando-o. Dar um sinal e propor que todos sacudam bem o
lençol até todas as bolinhas caírem no chão. Estas ficarão misturadas, então,
propor que corram buscando as bolas por cor para guardar.
- Trabalho de registro montando
mosaico com as cores das bolinhas.
- Colar no chão um quadrado
vermelho, um triângulo amarelo e um círculo azul. Ir brincando: meninas dentro
do círculo azul... Meninos no quadrado vermelho... Meninas com cabelo preso no
triângulo amarelo...
0 comentários:
Postar um comentário