quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Projeto Livro de Brincadeiras

Retirei esse projeto da internet já faz um tempinho e não lembro de onde. Se alguém souber de quem é, por favor, avise para darmos o crédito a quem publicou.

É bem divertido de fazer, as crianças vão adorar e podemos trabalhar de formas variadas. Podemos, inclusive, convidar os pais para o lançamento do livro!


LIVRO DE BRINCADEIRAS

OBJETIVO COMPARTILHADO COM OS ALUNOS (PRODUTO FINAL): criar um livro de brincadeiras e finalizar o projeto com uma manhã de brincadeiras em que os alunos ensinam as brincadeiras do livro e brincam com os alunos de outras classes.

JUSTIFICATIVA: A confecção de um livro de brincadeiras possibilita às crianças colocarem em jogo seus conhecimentos sobre, usando-os como instrumento para aprender novas brincadeiras, registrar e ensiná-las a outras pessoas.

O QUE SE ESPERA QUE OS ALUNOS APRENDAM:


1. Ampliar o repertório de brincadeiras.

2. Escrever (as educadoras anotam num blocão) as regras das brincadeiras.

3. Desenvolver atitudes cooperativas.

4. Desenvolver atitudes de respeito para com os colegas.

5. Escutar os colegas.

6. Opinar nas questões do grupo favorecendo o entendimento.

O QUE O EDUCADOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:


1. Possibilitar que os alunos exerçam diferentes funções em todas as tarefas e brincadeiras.

2. Possibilitar que os alunos procurem soluções para os conflitos durante as brincadeiras.

3. Favorecer as iniciativas individuais e coletivas, acolhendo as idéias dos alunos e possibilitando que sejam colocadas em prática.

4. Garantir, sempre que possível, o trabalho em grupos para que os alunos possam ser parceiros de fato, colocando em jogo os saberes individuais.

5. Promover momentos de escrita coletiva das regras das brincadeiras escolhidas.


ETAPAS PREVISTAS:


- Combinar com o grupo a confecção de um livro de brincadeiras para doá-lo a outra classe da escola e convidá-la para uma manhã de brincadeiras organizada por eles.


- Propor que cada aluno conte para o grupo o nome de duas brincadeiras que mais gosta.


- Fazer, num cartaz, uma lista comum com todas as brincadeiras preferidas (educadores como os escribas).


- Escolher, por votação, três brincadeiras para brincarem.


- Propor que as brincadeiras escolhidas sejam ensinadas pelos mesmos alunos que as propuseram.


- Brincar.


- Registrar coletivamente uma das brincadeiras realizadas: levantar as regras, a maneira de jogar, os materiais necessários, etc. (educador como escriba).


- Distribuir  jogos em pequenos grupos, propor que cada grupo escolha um jogo para ensinar aos colegas da classe.


- Explicar para todos como se joga a brincadeira escolhida e brincar.


- Propor aos alunos que pesquisem com seus pais qual a brincadeira de que mais gostavam quando crianças. Cada um deverá trazer anotado como se joga a brincadeira e, na classe, explicar para os colegas (se conseguir. Se não conseguir, pedir ao educador que demonstre).  *


- Propor que cada aluno diga o nome da brincadeira preferida do pai ou da mãe (ou avós, tios, etc.).


- Fazer uma lista coletiva com todas as brincadeiras pesquisadas (um educador pode ser o escriba).


- Votar, entre essas, quatro brincadeiras preferidas.


- Brincar.


- Registrar coletivamente (para cada brincadeira escolhida, um educador pode ser o escriba) as brincadeiras escolhidas para compor o livro: levantar as regras, maneira de jogar e materiais necessários.


- Listar as partes que compõem um livro deste tipo (capa, ilustração, nome dos autores).


- Eleger um formato para o livro do grupo e as partes que venham a compô-lo (horizontal, vertical).


- Propor que cada aluno ilustre uma brincadeira com a canetinha preta para poder xerocar depois (do jeito deles).


- Combinar quais brincadeiras serão propostas para as outras classes durante a manhã de brincadeiras.


- Escrever uma lista do material necessário para o evento.


- Rever o planejamento da manhã de brincadeiras.


- Fazer o texto coletivo para o convite do evento (a ilustração pode ser coletiva em cada turma).


- Entregar os convites nas outras classes.


- Preparativos para a manhã de brincadeiras (seleção de material, escolha dos espaços, etc.).


- Lançamento do livro.


- Manhã de brincadeiras.




0 comentários:

Postar um comentário

 
CANTINHO DO BLOG © Copyright 2012.LAYOUTS E TEMPLATES GRÁTIS PARA BLOGS CLIQUE AQUI